terça-feira, 20 de outubro de 2009

SAIBA TUDO SOBRE O BAIRRO DE VISTA ALEGRE - RIO DE JANEIRO- RJ

Vista Alegre (Bairro do Rio de Janeiro)

Vista Alegre é um pequeno bairro do Rio de Janeiro, de classe média e classe média-alta, fronteiriço a Irajá, Vila da Penha, Brás de Pina e Cordovil. Tem como ruas principais a Estrada da Água Grande e a Avenida Braz de Pina. É um bairro em fase de crescimento, com 3 grandes supermercados, bancos, 8 escolas, várias particulares, uma lona cultural e o Largo da Cidade Maravilhosa.

DESENVOLVIMENTO:


Ainda que sendo um pequeno bairro, Vista Alegre registra o maior IDH da zona norte, perdendo somente para a Tijuca. A população é bem mista - Variando de conjuntos habitacionais de classe baixa, na Estrada da Água Grande, passando por áreas de classe média, chegando até à média-alta. Não existem estradas sem calçamento ou áreas favelizadas no local, que conta com muitas ruas fechadas por cancelas e guaritas, além de ser bastante arborizado. O bairro conta com supermercados de 3 redes, agências bancárias, muitas farmácias, padarias, cursos de idiomas, academias de ginástica, restaurantes e bares, lojas de auto peças, "pet shops", lojas de material de construção, igrejas evangélicas, e a igreja católica de São Rafael. Está em construção desde 2008 um shopping center no bairro, na esquina com a Av. Brasil, fronteira com o Irajá. No local também fica a sub prefeitura da região do Grande Irajá.



FUNDAÇÃO:


O bairro de Vista Alegre, foi criado na década de 1950 e se originou de um grupo de 11 pequenas ruas, que hoje fazem parte de um condomínio fechado. Os primeiros moradores da região fundaram um clube chamado de Grêmio Vista Alegre. O clube era sediado originalmente na Rua 10 dentro do pequeno bairro, e devido ao crescimento de moradores e associados transferiu sua sede para a rua Ponta Porã.


ORIGEM DO NOME:


O nome surgiu de um conjunto habitacional que seria construído no bairro na década de 1950. A construtora, que ficava na Av. Pres. Antonio Carlos no Rio de Janeiro, foi que deu ao então condomínio, o nome de "BAIRRO DE VISTA ALEGRE", que também era denominado "O NOVO BRAZ DE PINA". Era um terreno muito grande onde foram construídas 400 casas e vendidas através de financiamento. Na periferia dessa construção não havia moradia lado a lado, como estão formadas as ruas de hoje, sequer haviam escolas. Eram chácaras e fazendas com hortas, onde se compravam leite direto da vaca, verduras e um grande pântano onde se pegava rãs e que mais tarde se tornou o "bairrinho".


ACESSO:


O bairro fica próximo a Avenida Brasil e ao trevo de acesso a Rodovia Pres Dutra. As principais vias do bairro são as Av Bráz de Pina, São Félix e a Estrada da Água Grande. O bairro apresenta ligações diretas de ônibus com as regiões do Centro, Penha, Olaria, Ramos e Bonsucesso, Madureira, Tijuca e Jacarepaguá. Muitos moradores utilizam também o metrô para se deslocar, dirigindo-se as estações de Irajá, Colégio ou Vicente de Carvalho.
Linhas de ônibus: 343-Cordovil/Tiradentes, 349-Rocha Miranda/Praça XV, 561-Caxias/Freguesia, 562-Caxias/Pau-ferro, 629-Irajá/Saens Pena, 774-Madureira/Jardim América, 905-Irajá/Ramos(sendo alguns destes via Cidade Universitária), 920-Pavuna/Bonsucesso e 942-Pavuna/Penha. Além de linhas de ônibus circulares que facilitam o acesso ao metrô, conhecidos como "azulzinhos",linhas S032 anda passando pelo shopping carioca e segue até o Largo do Bicão e a linha S033 que vai até Irajá na Rua Coronel Vieira e em seguida passando pela Estrada Padre Roser em direção ao Largo do Bicão, ambas as linhas são circulares, ou seja, seu ponto final é em frente o metrô de Vicente de Carvalho.


LAZER:


No bairro existem algumas formas de entretenimento. A praça do Campo do Vista Alegre, onde existe um campo de futebol com grama sintética, quadra poli esportiva, brinquedos e um baixo bebê; Associações desportivas como o GRAG e o Grêmio de Vista Alegre; Bares e restaurantes; Além de um animado carnaval de rua na Estrada da Água Grande. A maior opção de lazer do bairro é a Lona Cultural João Bosco, localizada na Avenida São Félix. Os moradores do bairro também freqüentam o Carioca Shopping no bairro vizinho da Vila da Penha.

DADOS DEMOGRÁFICOS:


Área territorial = 51,52 ha
Total da população = 8347
Total de domicílios = 2643

FAETEC EM VISTA ALEGRE - RJ

Unidade da Faetec que será inaugurada na Estrada da Água Grande, em Irajá, irá beneficiar os jovens da região que buscarem qualificação profissional. Serão oferecidos cursos de Inglês, espanhol, bombeiro hidráulico, eletricista, cabeleireiro, técnico em informática, operador de telemarketing, dentre outros. A Indicação desta FAETEC – N°3.621/09 – é do Deputado Pedro Fernandes.

BAIRRO DE VISTA ALEGRE- RIO DE JANEIRO- RJ