terça-feira, 20 de outubro de 2009

SAIBA TUDO SOBRE O BAIRRO DE VISTA ALEGRE - RIO DE JANEIRO- RJ

Vista Alegre (Bairro do Rio de Janeiro)

Vista Alegre é um pequeno bairro do Rio de Janeiro, de classe média e classe média-alta, fronteiriço a Irajá, Vila da Penha, Brás de Pina e Cordovil. Tem como ruas principais a Estrada da Água Grande e a Avenida Braz de Pina. É um bairro em fase de crescimento, com 3 grandes supermercados, bancos, 8 escolas, várias particulares, uma lona cultural e o Largo da Cidade Maravilhosa.

DESENVOLVIMENTO:


Ainda que sendo um pequeno bairro, Vista Alegre registra o maior IDH da zona norte, perdendo somente para a Tijuca. A população é bem mista - Variando de conjuntos habitacionais de classe baixa, na Estrada da Água Grande, passando por áreas de classe média, chegando até à média-alta. Não existem estradas sem calçamento ou áreas favelizadas no local, que conta com muitas ruas fechadas por cancelas e guaritas, além de ser bastante arborizado. O bairro conta com supermercados de 3 redes, agências bancárias, muitas farmácias, padarias, cursos de idiomas, academias de ginástica, restaurantes e bares, lojas de auto peças, "pet shops", lojas de material de construção, igrejas evangélicas, e a igreja católica de São Rafael. Está em construção desde 2008 um shopping center no bairro, na esquina com a Av. Brasil, fronteira com o Irajá. No local também fica a sub prefeitura da região do Grande Irajá.



FUNDAÇÃO:


O bairro de Vista Alegre, foi criado na década de 1950 e se originou de um grupo de 11 pequenas ruas, que hoje fazem parte de um condomínio fechado. Os primeiros moradores da região fundaram um clube chamado de Grêmio Vista Alegre. O clube era sediado originalmente na Rua 10 dentro do pequeno bairro, e devido ao crescimento de moradores e associados transferiu sua sede para a rua Ponta Porã.


ORIGEM DO NOME:


O nome surgiu de um conjunto habitacional que seria construído no bairro na década de 1950. A construtora, que ficava na Av. Pres. Antonio Carlos no Rio de Janeiro, foi que deu ao então condomínio, o nome de "BAIRRO DE VISTA ALEGRE", que também era denominado "O NOVO BRAZ DE PINA". Era um terreno muito grande onde foram construídas 400 casas e vendidas através de financiamento. Na periferia dessa construção não havia moradia lado a lado, como estão formadas as ruas de hoje, sequer haviam escolas. Eram chácaras e fazendas com hortas, onde se compravam leite direto da vaca, verduras e um grande pântano onde se pegava rãs e que mais tarde se tornou o "bairrinho".


ACESSO:


O bairro fica próximo a Avenida Brasil e ao trevo de acesso a Rodovia Pres Dutra. As principais vias do bairro são as Av Bráz de Pina, São Félix e a Estrada da Água Grande. O bairro apresenta ligações diretas de ônibus com as regiões do Centro, Penha, Olaria, Ramos e Bonsucesso, Madureira, Tijuca e Jacarepaguá. Muitos moradores utilizam também o metrô para se deslocar, dirigindo-se as estações de Irajá, Colégio ou Vicente de Carvalho.
Linhas de ônibus: 343-Cordovil/Tiradentes, 349-Rocha Miranda/Praça XV, 561-Caxias/Freguesia, 562-Caxias/Pau-ferro, 629-Irajá/Saens Pena, 774-Madureira/Jardim América, 905-Irajá/Ramos(sendo alguns destes via Cidade Universitária), 920-Pavuna/Bonsucesso e 942-Pavuna/Penha. Além de linhas de ônibus circulares que facilitam o acesso ao metrô, conhecidos como "azulzinhos",linhas S032 anda passando pelo shopping carioca e segue até o Largo do Bicão e a linha S033 que vai até Irajá na Rua Coronel Vieira e em seguida passando pela Estrada Padre Roser em direção ao Largo do Bicão, ambas as linhas são circulares, ou seja, seu ponto final é em frente o metrô de Vicente de Carvalho.


LAZER:


No bairro existem algumas formas de entretenimento. A praça do Campo do Vista Alegre, onde existe um campo de futebol com grama sintética, quadra poli esportiva, brinquedos e um baixo bebê; Associações desportivas como o GRAG e o Grêmio de Vista Alegre; Bares e restaurantes; Além de um animado carnaval de rua na Estrada da Água Grande. A maior opção de lazer do bairro é a Lona Cultural João Bosco, localizada na Avenida São Félix. Os moradores do bairro também freqüentam o Carioca Shopping no bairro vizinho da Vila da Penha.

DADOS DEMOGRÁFICOS:


Área territorial = 51,52 ha
Total da população = 8347
Total de domicílios = 2643

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que a um equívoco muito grande em relação a parte que diz que os moradores do conjunto habitacional ao longo da estrada da água grande é de classe baixa. Procurem saber melhor a renda per capita dos moradores que vocês veram que cometeram um equívoco bem grande.

Unknown disse...

Represento o Portal Cadecom (Câmara de Comércio Virtual) estamos tentando juntar conteúdo para a construção de um documentário sobre o bairro de Vista Alegre RJ se for de seu interesse nos ajudar entre em contato conosco Email:cadecomrj@hotmail.com
http://cadecom.com.br


BAIRRO DE VISTA ALEGRE- RIO DE JANEIRO- RJ